fbpx

Trauma ou Sabedoria: como você age como pai/mãe?

By mpcbrasil Sem categoria Nenhum comentário em Trauma ou Sabedoria: como você age como pai/mãe?

Temos vivido tempos desafiadores!

As novas demandas provocam uma série de questionamentos cujas respostas, muitas vezes, parecem estar indisponíveis dentro de nós e fora de alcance, do lado de fora.
Sermos pais já é uma proposta arrojada! Podemos confiar em nossa intuição, modelos familiares ou aprendermos a pensar fora da caixinha para equilibrar nossas necessidades com os recursos disponíveis.

Pense comigo: quando sua necessidade de atuar como pai/mãe bate à porta, quem abre? A pessoa adulta e centrada que mora em você ou as questões pessoais não resolvidas, que ainda se misturam com as dificuldades de seus filhos? Caso o adulto não dê conta do recado, você será tomado por ativações traumáticas, que te impedem de ser apenas você.

O trauma afeta nossa capacidade de seguirmos em frente e nos posicionarmos de forma adequada, aceitando os desafios tal qual eles aparecem. Isso porque ele convida nossa rede de memórias emparelhadas a responder com a mesma intensidade de quando o evento traumático (independente do tamanho deste) aconteceu. É assim que vivemos um looping de respostas automáticas, que fazem com que nossas emoções e sensações corporais sejam idênticas, mesmo em diferentes situações.

Agora, não é mais você que enfrenta uma reclusão com 15 anos, mas ainda se funde ao seu(ua) filho(a) e não diferencia qual é o seu verdadeiro papel.

A ansiedade aparece como um tempero apimentado, que desanda o compasso da vida e alimenta episódios repetitivos com respostas pouco sábias, permitindo que a parte traumática roube sua capacidade de ser apenas racional.

Mais do que nunca precisamos aprender a trabalhar nossas histórias pessoais e regular nossas emoções.

Se você tem vivido a perda de controle em sua casa, família, trabalho ou apenas gostaria de falar sobre ansiedade, traumas e o que fazer diante de tudo isso, inscreva-se para o próximo webinar com o tema: Combatendo a Ansiedade em Família.

Eu sou Adriana Guimarães Rosa e estarei com vocês para juntos respondermos a essa e outras questões! Inscreva-se.

Webinar: Combatendo a Ansiedade em Família
Dia 06 de agosto, às 21h, vamos falar mais sobre o assunto, Inscreva-se para participar!

  • Share:

Deixar um comentário