TRAJETÓRIA

Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor

Tudo começou em 1940 nos Estados Unidos. Desde então, vivemos uma história escrita por Deus com muitas emoções, lembranças e tudo regado pela fé.

Saiba mais sobre como chegamos até aqui!

1940
De forma espontânea, surgem concentrações evangelísticas para jovens em várias cidades dos Estados Unidos, formadas por multidões que atenderam ao desafio de seguir a Jesus.
1943/1994
Os líderes dessas cidades se juntam em duas convocações e organizaram a Youth For Christ (traduzida como Mocidade para Cristo). A ideia é unir e trazer benefícios para todos os programas com um objetivo em comum. O Dr. Torrey Johnson foi quem idealizou essas convocações e por isso, foi considerado o fundador da MPC Internacional e o primeiro presidente da missão. Na sequência, o jovem Pr. Billy Graham, um evangelista carismático que liderava várias dessas concentrações, é contratado como primeiro obreiro da MPC
1947
Obreiros da MPC começam os trabalhos no Brasil, mas não em caráter definitivo.
1954
Com a chegada do casal Paulo e Jane Overholt dos Estados Unidos, o trabalho é consolidado no Brasil por meio da implantação do ministério nas escolas, conferências realizadas, literaturas publicadas, trabalhos feito com atletas e conjuntos musicais.
1955
A sede da MPC muda de Campinas para São Paulo, onde é realizado o Congresso Mundial de Evangelismo e Missões, organizado pela MPC Internacional, que reuniu o maior público evangélico da história até então, no estádio do Pacaembu, com aproximadamente 35.000 pessoas.
1960
É lançada a Revista Vida, a primeira publicação mensal para jovens evangélicos no Brasil, publicada durante sete anos, atingindo um auge de 10.000 assinaturas em todo o país. Em 1962, 100.000 revistas foram distribuídas gratuitamente aos jovens estudantes.
1964
A sede do trabalho da MPC muda de São Paulo/SP para Belo Horizonte/MG e nosso primeiro acampamento é construído. Liderado pelo Pr Paul Overholt, com auxílio do Pr Abraão Soares da Silva, o ministério se desenvolve com rapidez e algumas cidades começam a organizar filiais da MPC. Essa época foi marcada por ministérios como Concentrações, Concursos Bíblicos, Clubes Bíblicos em escolas, Acampamentos e Gincanas.
1970/1975

 

Com a contratação de alguns obreiros, a MPC se desenvolve com mais expressividade. Além dos acampamentos à beira da Lagoa Grande (Lagoa dos Ingleses), nasce o Projeto AMAR, Atletas em Ação (depois desmembrou-se da MPC para tornar-se Atletas de Cristo), Estudantes em Ação, Clubão, entre outros. Surgem também as filiais da MPC em Goiânia, Anápolis, Brasília, Curitiba, Juiz de Fora e Lavras.
1977

 

Dois eventos importantes marcaram esse ano: o Concílio da MPC Internacional, realizado no Rio de Janeiro, e o Congresso MPC – 25 Anos, no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte/MG. Em 1977, a liderança também é transferida do missionário Paul Overholt para o Pr Abraão Soares, primeiro diretor brasileiro.
1979
É realizado o primeiro congresso da série “Geração ”, o “ Geração 79 ”, envolvendo mais de 4.000 jovens em São Paulo. Um verdadeiro marco na história da juventude evangélica brasileira. Entre outros líderes de renome nacional e internacional, esteve presente como um dos preletores o Dr Billy Graham.
1980
A década de 80 foi sinônimo de crescimento e renovação na MPC. O Clubão explodiu em diversas cidades, atraindo jovens em busca de uma mensagem relevante para a sua vida. Som do Céu, Estudantes em Ação, Quarteto Vida, Expresso Luz, Treinamentos , Impactos, Shows, Congressos, Encontros, Teatro, entre tantos outros ministérios, também fizeram época com uma geração de novos líderes, que espalhou o evangelho de Jesus entre a juventude brasileira.
1990
É realizado em Brasília o o “Geração 90”, 2º Congresso da série “ Geração ”, que contou com mais de 4.000 jovens de todo o Brasil. Marcando mais uma vez a história da juventude evangélica brasileira.
1991/1992
Como fruto do “Geração 90”, a MPC explode no Nordeste, abrindo filiais em Campina Grande, Natal, Caxias e Teresina.

1997

É realizado o “ Geração 97 ”, em comemoração aos 45 anos da MPC do Brasil. O evento aconteceu em Belo Horizonte e reuniu cerca de 1.500 jovens, onde foi lançada a campanha “ Geração Compromisso ”, com a missão de levantar 50.000 jovens comprometidos com a obra missionária.
2000
12 Encontros “Geração 2000” foram realizados em diferentes cidades brasileiras, que reuniram mães do Desperta Débora e desafiaram jovens para a Geração Compromisso. Na sequência, foi criado o ministério MPC Conexões.
2002
É realizado o Congresso Geração 2002, em comemoração aos 50 anos da MPC do Brasil. O evento que aconteceu em Sumaré – SP, reuniu cerca de 900 jovens e 600 mães intercessoras, num “grande abraço entre mães e filhos”.
2005
A experiência se repete: é realizado o Congresso Geração 2005 em comemoração aos 10 anos do movimento Desperta Débora, em Aracruz – ES, que reuniu cerca de 1000 jovens e 500 mães intercessoras, repetindo o que vivemos em 2000 e 2002. Foi nesse ano também que o primeiro campo missionário foi alcançado, em Cabo Verde, com Katiane Lima.
2007
No dia 28 de julho, é inaugurada a “Capela Donald Philips” no acampamento da MPC, em comemoração aos 55 anos de MPC Brasil e em homenagem ao seu fundador, Donald Philips. Estavam presentes cerca de 350 pessoas, dentre elas, veteranos de todas as gerações.
2009
Surge o Escola da Vida, um projeto de impacto evangelístico que provoca uma verdadeira revolução na MPC Brasil. A MPC volta com força total para dentro da escola e reacende a paixão pela juventude de nosso país.
2010
Iniciamos um trabalho pioneiro em São Tomé e Princípe, que se estendeu até 2013 pelos obreiros Katiane Lima, Richard Werner, Frank Valenza e Raquel Tessari.
2012
É realizado em julho um encontro de toda família MPC Brasil no acampamento, para celebrar os 60 anos da MPC. O evento contou com a presença de representantes da YFCI de 12 países, representados pelos membros do Conselho Diretor Internacional e veteranos de várias gerações de obreiros e voluntários Mas foi no dia 12 de agosto, no Rio de Janeiro, que o Espírito Santo resolveu “soprar” de novo, mas desta vez nos ouvidos e no coração de um outro amigo, Onir Prado. Parece que vemos a história se repetir e no que agora parece apenas uma suave brisa, cremos que logo se transformará em mais um “vento impetuoso” para convocar os homens brasileiros a assumirem seu papel na liderança espiritual de suas casas, para a oração em favor dos filhos e para o resgate dos valores cristãos numa sociedade em queda. Nesse momento, nos referimos ao movimento que acaba de nascer: Homens de Coragem.
2013
Na manhã do dia 27 de janeiro, durante o treinamento de líderes no acampamento, acordamos com a triste notícia da morte de 242 jovens universitários em um incêndio na boate Kiss em Santa Maria-RS. No culto missionário realizado no dia seguinte, os jovens são desafiados a obedecer o IDE e, nesse momento, o projeto Conexões ganha novos voluntários. A missionária Daniela Marçal é enviada para implantar o ministério da MPC em Santa Maria e, a partir de então, a MPC experimenta um crescimento explosivo no sul do Brasil.
2014
O missionário Marcos Barbosa (Marquinhos) é enviado para São Tomé e Príncipe em tempo integral, com o objetivo de estabelecer o trabalho da MPC, iniciado em 2010.
2015
Um grande congresso em João Pessoa reúne mães de oração de todo o Brasil, para comemorar os 20 anos do movimento Desperta Débora, presente em mais de 1.200 cidades brasileiras e em 45 países no mundo.
2016
Estamos como quem sonha! As orações das Déboras foram ouvidas e o Senhor levantou uma Geração Compromisso. A MPC recebe dezenas de jovens líderes, que tem feito a diferença nas escolas de mais de 80 cidades Brasileiras, com o projeto Escola da Vida, Estudantes em Ação e Capelania Escolar. A família Yatha, Hellen e filhos, se mudam para São Tomé para dar continuidade ao trabalho do Marquinhos na condução da MPC local. Enquanto isso, o casal Samuel e Cris se preparam para serem enviados para a Rússia. Em parceria com a Rádio Transmundial, a MPC Brasil assume o ministério de Capelania Escolar, ampliando as ações da MPC dentro das escolas no Brasil. É criada a equipe de liderança nacional com a participação de 14 pessoas representando os ministérios, departamentos e líderes regionais.
2017
Completamos 65 anos em terras brasileiras celebrando, pra glória de Deus, a marca de 112 cidades com projetos MPC.
2019
Em uma velocidade surpreendente, a cada dia surge um novo trabalho e nosso coração se enche de gratidão e de um senso de responsabilidade ainda maior, com a certeza de que no Senhor, a nossa obra não é em vão. Hoje a MPC do Brasil desenvolve seu ministério em cerca de 130 cidades, entre filiais oficializadas, cidades em estágio intermediário e cidades contato. Olhando para o nosso passado, podemos fazer nossas as palavras do Dr. Torrey Johnson, fundador da MPC Internacional: “Os melhores dias ainda não chegaram na MPC. O passado foi bom, o presente é ótimo e o futuro será melhor ainda.” Amém!
2020
Logo no início de 2020, tivemos a grande satisfação de arrendar um acampamento a beira mar, o MPC SURFCAMP. Localizado no Pontal do Paraná, tem toda a infraestrutura para hospedar acampantes que querem estar mais perto da natureza e ainda aprender a surfar. Acreditamos que essas sãos ótimas estratégias para incentivar a comunhão com Deus e evangelizar jovens e adolescentes. Porém, em março de 2020, a Pandemia COVID-19 instaurou o isolamento e, com isso, todos os eventos foram cancelados. Nossos acampamentos sofreram demais, assim como os nossos corações. Nos reinvetamos, desenvolvendo várias estratégias dos nossos ministérios de forma online. Portas se abriram e o sustento do nosso Deus não nos faltou.

Para investir na MPC, clique no botão ao lado, os jovens do Brasil contam com a sua ajuda.