Numa obra prima de Jesus, o Sermão do Monte, há uma parte dedicada a um assunto extremamente pertinente e atual: ansiedade (que também é o tema do um bate papo que faremos 06.08 e você pode se inscrever aqui).
No texto, Mateus 6:25 a 34, Jesus nos convida a olhar para os passarinhos e flores do campo, como parte da “receita” para a cura deste mal que atormenta a alma e adoece o corpo.
Sou ansioso, mas já fui mais do que agora… Melhorei graças às dicas de Jesus no texto em questão. Permita-me então compartilhar o que aprendi com o Mestre:
1) Passarinho não tem emprego: meu sustento vem do Senhor.
A ansiedade revela falta de fé e de conhecimento de Deus.
” … observai os passarinhos: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste os sustenta … “
2) Passarinho vive sob os cuidados de Deus: tenho mais valor do que muitos passarinhos.
A ansiedade me impede de ver o cuidado Deus nas pequenas coisas.
” … observai os passarinhos … observai as flores do campo … ”
3) Flor nenhuma compra ou se enfeita, no entanto, vive colorida e “bem vestida”: Deus sempre fará o melhor por mim.
A ansiedade não tem poder para mudar a realidade dos fatos; contudo tem poder para pintar o quadro em tons sombrios.
” … qual de vocês, por mais ansioso que esteja, poderá acrescentar um dia ao curso da sua vida? … ” olhem as flores silvestres … vocês já viram formas e cores mais belas? … “
4) Flor tem vida curta e algumas nem são vistas, mas mesmo assim recebem toda atenção de Deus: Deus conhece a minha história.
A ansiedade me enfraquece para a luta de todo dia.
” … ora, se Deus veste assim as flores silvestres, os lírios do campo, que hoje existem e amanhã não, quanto mais a vocês, pessoas de pequena fé … “
” … prestem atenção apenas no que Deus está fazendo agora e não se preocupem quanto ao que pode ou não acontecer amanhã. Quando depararem com uma situação difícil, Deus estará lá para ajudá-los … “
Enfim…
Quando Jesus me convida a observar passarinhos e flores – aqui, vale lembrar que observar é mais do que olhar ou contemplar – na verdade, Ele está me chamando para ver a vida com outros olhos e sob nova ótica, a ótica da fé.
O que Jesus propõe é um simples exercício de lógica: se Deus cuida, alimenta, protege, veste e enfeita flores e passarinhos, não cuidará de mim que tenho muito mais valor? Simples assim!
Da próxima vez que a ansiedade, a “pré-ocupação”, pegar você, convide Jesus para um passeio na “viração do dia”, como nos velhos tempos no Jardim do Éden. Saia para um lugar cheio de flores e pássaros e, se for difícil encontrar um, vale uma volta no quarteirão. Tente encontrar uma pequenina flor, daquele tipo que ninguém chega a perceber a existência e observe as cores, as formas, toda a beleza.
Aproveite que Jesus está com você no passeio, agradeça a Ele pelo capricho na criação e tente ouvir, mesmo na selva de pedra, o cantar de um passarinho. Deixe os sons, as cores e as formas encherem seu coração e, ao voltar para casa, você perceberá que há tanta gratidão, encantamento e fé dentro de você, que não sobrou lugar para a ansiedade.
Combatendo a Ansiedade em Família
Essa é apenas uma pequena parte do que eu gostaria de compartilhar com você sobre o que a Bíblia tem a dizer sobre a ansiedade.
No próximo dia 06.08, às 21h, eu vou falar mais sobre o assunto, mas dessa vez, junto com duas profissionais que falarão sobre o que a ciência tem a dizer sobre o tema. Inscreva-se aqui para participar!
Deixar um comentário