TRAJETÓRIA

Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor


Tudo começou em 1940 nos Estados Unidos. Desde então, vivemos uma história escrita por Deus com muitas emoções, lembranças e tudo regado pela fé.

Saiba mais sobre como chegamos até aqui!

  • 1940

    De forma espontânea, surgem concentrações evangelísticas para jovens em várias cidades dos Estados Unidos, formadas por multidões que atenderam ao desafio de seguir a Jesus.

  • 1943/1944

    Os líderes dessas cidades se juntam em duas convocações e organizaram a Youth For Christ (traduzida como Mocidade para Cristo). A ideia é unir e trazer benefícios para todos os programas com um objetivo em comum. O Dr. Torrey Johnson foi quem idealizou essas convocações e por isso, foi considerado o fundador da MPC Internacional e o primeiro presidente da missão. Na sequência, o jovem Pr. Billy Graham, um evangelista carismático que liderava várias dessas concentrações, é contratado como primeiro obreiro da MPC

  • 1947

    Obreiros da MPC começam os trabalhos no Brasil, mas não em caráter definitivo.

  • 1954

    Com a chegada do casal Paulo e Jane Overholt dos Estados Unidos, o trabalho é consolidado no Brasil por meio da implantação do ministério nas escolas, conferências realizadas, literaturas publicadas, trabalhos feito com atletas e conjuntos musicais.

  • 1955

    A sede da MPC muda de Campinas para São Paulo, onde é realizado o Congresso Mundial de Evangelismo e Missões, organizado pela MPC Internacional, que reuniu o maior público evangélico da história até então, no estádio do Pacaembu, com aproximadamente 35.000 pessoas.

  • 1960

    É lançada a Revista Vida, a primeira publicação mensal para jovens evangélicos no Brasil, publicada durante sete anos, atingindo um auge de 10.000 assinaturas em todo o país. Em 1962, 100.000 revistas foram distribuídas gratuitamente aos jovens estudantes.

  • 1964

    A sede do trabalho da MPC muda de São Paulo/SP para Belo Horizonte/MG e nosso primeiro acampamento é construído. Liderado pelo Pr Paul Overholt, com auxílio do Pr Abraão Soares da Silva, o ministério se desenvolve com rapidez e algumas cidades começam a organizar filiais da MPC. Essa época foi marcada por ministérios como Concentrações, Concursos Bíblicos, Clubes Bíblicos em escolas, Acampamentos e Gincanas.

  • 1970/1975

    Com a contratação de alguns obreiros, a MPC se desenvolve com mais expressividade. Além dos acampamentos à beira da Lagoa Grande (Lagoa dos Ingleses), nasce o Projeto AMAR, Atletas em Ação (depois desmembrou-se da MPC para tornar-se Atletas de Cristo), Estudantes em Ação, Clubão, entre outros. Surgem também as filiais da MPC em Goiânia, Anápolis, Brasília, Curitiba, Juiz de Fora e Lavras.

  • 1977

    Dois eventos importantes marcaram esse ano: o Concílio da MPC Internacional, realizado no Rio de Janeiro, e o Congresso MPC – 25 Anos, no Estádio do Mineirão em Belo Horizonte/MG. Em 1977, a liderança também é transferida do missionário Paul Overholt para o Pr Abraão Soares, primeiro diretor brasileiro.

  • 1979

    É realizado o primeiro congresso da série “Geração ”, o “ Geração 79 ”, envolvendo mais de 4.000 jovens em São Paulo. Um verdadeiro marco na história da juventude evangélica brasileira. Entre outros líderes de renome nacional e internacional, esteve presente como um dos preletores o Dr Billy Graham.

  • 1980

    A década de 80 foi sinônimo de crescimento e renovação na MPC. O Clubão explodiu em diversas cidades, atraindo jovens em busca de uma mensagem relevante para a sua vida. Som do Céu, Estudantes em Ação, Quarteto Vida, Expresso Luz, Treinamentos , Impactos, Shows, Congressos, Encontros, Teatro, entre tantos outros ministérios, também fizeram época com uma geração de novos líderes, que espalhou o evangelho de Jesus entre a juventude brasileira.

  • 1990

    É realizado em Brasília o o “Geração 90”, 2º Congresso da série “ Geração ”, que contou com mais de 4.000 jovens de todo o Brasil. Marcando mais uma vez a história da juventude evangélica brasileira.

  • 1991/1992

    Como fruto do “Geração 90”, a MPC explode no Nordeste, abrindo filiais em Campina Grande, Natal, Caxias e Teresina.

  • 1997

    É realizado o “ Geração 97 ”, em comemoração aos 45 anos da MPC do Brasil. O evento aconteceu em Belo Horizonte e reuniu cerca de 1.500 jovens, onde foi lançada a campanha “ Geração Compromisso ”, com a missão de levantar 50.000 jovens comprometidos com a obra missionária.

  • 2000

    12 Encontros “Geração 2000” foram realizados em diferentes cidades brasileiras, que reuniram mães do Desperta Débora e desafiaram jovens para a Geração Compromisso. Na sequência, foi criado o ministério MPC Conexões.

  • 2002

    É realizado o Congresso Geração 2002, em comemoração aos 50 anos da MPC do Brasil. O evento que aconteceu em Sumaré – SP, reuniu cerca de 900 jovens e 600 mães intercessoras, num “grande abraço entre mães e filhos”.

  • 2005

    A experiência se repete: é realizado o Congresso Geração 2005 em comemoração aos 10 anos do movimento Desperta Débora, em Aracruz – ES, que reuniu cerca de 1000 jovens e 500 mães intercessoras, repetindo o que vivemos em 2000 e 2002. Foi nesse ano também que o primeiro campo missionário foi alcançado, em Cabo Verde, com Katiane Lima.

  • 2007

    No dia 28 de julho, é inaugurada a “Capela Donald Philips” no acampamento da MPC, em comemoração aos 55 anos de MPC Brasil e em homenagem ao seu fundador, Donald Philips. Estavam presentes cerca de 350 pessoas, dentre elas, veteranos de todas as gerações.

  • 2009

    Surge o Escola da Vida, um projeto de impacto evangelístico que provoca uma verdadeira revolução na MPC Brasil. A MPC volta com força total para dentro da escola e reacende a paixão pela juventude de nosso país.

  • 2010

    Iniciamos um trabalho pioneiro em São Tomé e Princípe, que se estendeu até 2013 pelos obreiros Katiane Lima, Richard Werner, Frank Valenza e Raquel Tessari.

  • 2012

    É realizado em julho um encontro de toda família MPC Brasil no acampamento, para celebrar os 60 anos da MPC. O evento contou com a presença de representantes da YFCI de 12 países, representados pelos membros do Conselho Diretor Internacional e veteranos de várias gerações de obreiros e voluntários Mas foi no dia 12 de agosto, no Rio de Janeiro, que o Espírito Santo resolveu “soprar” de novo, mas desta vez nos ouvidos e no coração de um outro amigo, Onir Prado. Parece que vemos a história se repetir e no que agora parece apenas uma suave brisa, cremos que logo se transformará em mais um “vento impetuoso” para convocar os homens brasileiros a assumirem seu papel na liderança espiritual de suas casas, para a oração em favor dos filhos e para o resgate dos valores cristãos numa sociedade em queda. Nesse momento, nos referimos ao movimento que acaba de nascer: Homens de Coragem.

  • 2013

    Na manhã do dia 27 de janeiro, durante o treinamento de líderes no acampamento, acordamos com a triste notícia da morte de 242 jovens universitários em um incêndio na boate Kiss em Santa Maria-RS. No culto missionário realizado no dia seguinte, os jovens são desafiados a obedecer o IDE e, nesse momento, o projeto Conexões ganha novos voluntários. A missionária Daniela Marçal é enviada para implantar o ministério da MPC em Santa Maria e, a partir de então, a MPC experimenta um crescimento explosivo no sul do Brasil.

  • 2014

    O missionário Marcos Barbosa (Marquinhos) é enviado para São Tomé e Príncipe em tempo integral, com o objetivo de estabelecer o trabalho da MPC, iniciado em 2010.

  • 2015

    Um grande congresso em João Pessoa reúne mães de oração de todo o Brasil, para comemorar os 20 anos do movimento Desperta Débora, presente em mais de 1.200 cidades brasileiras e em 45 países no mundo.

  • 2016

    Estamos como quem sonha! As orações das Déboras foram ouvidas e o Senhor levantou uma Geração Compromisso. A MPC recebe dezenas de jovens líderes, que tem feito a diferença nas escolas de mais de 80 cidades Brasileiras, com o projeto Escola da Vida, Estudantes em Ação e Capelania Escolar. A família Yatha, Hellen e filhos, se mudam para São Tomé para dar continuidade ao trabalho do Marquinhos na condução da MPC local. Enquanto isso, o casal Samuel e Cris se preparam para serem enviados para a Rússia. Em parceria com a Rádio Transmundial, a MPC Brasil assume o ministério de Capelania Escolar, ampliando as ações da MPC dentro das escolas no Brasil. É criada a equipe de liderança nacional com a participação de 14 pessoas representando os ministérios, departamentos e líderes regionais.

  • 2017

    Completamos 65 anos em terras brasileiras celebrando, pra glória de Deus, a marca de 112 cidades com projetos MPC.

  • 2019

    Em uma velocidade surpreendente, a cada dia surge um novo trabalho e nosso coração se enche de gratidão e de um senso de responsabilidade ainda maior, com a certeza de que no Senhor, a nossa obra não é em vão. Hoje a MPC do Brasil desenvolve seu ministério em cerca de 130 cidades, entre filiais oficializadas, cidades em estágio intermediário e cidades contato. Olhando para o nosso passado, podemos fazer nossas as palavras do Dr. Torrey Johnson, fundador da MPC Internacional: “Os melhores dias ainda não chegaram na MPC. O passado foi bom, o presente é ótimo e o futuro será melhor ainda.” Amém!

Quer saber mais sobre a MPC?

Veja nossas Histórias!

Para investir na MPC, clique no botão ao lado, os jovens do Brasil contam com a sua ajuda.